Borda superior compartilhada

 

 

         Menu
    DENATRAN
    LEGISLAÇÃO
    SERVIÇOS ONLINE
    EDUCAÇÃO
    ESTATÍSTICA
    OUTROS
Últimas Notícias

Publicado em 19 de setembro de 2012

Diretor do Denatran destaca importância do 16ª Check-Up de Motos para prevenir motociclistas quanto aos riscos no trânsito

 

 

O Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, destacou nesta quarta-feira (19/09), na abertura da 16ª edição Check-Up de Motos, em Brasília (DF), a importância do evento para prevenir os motociclistas sobre a importância de rodar com segurança e os riscos no trânsito.

“Em meia década o número de motocicletas aumentou e o os acidentes crescem de maneira assustadora. Por isso, a responsabilidade do Denatran, em criar eventos como esse, para mostrar as questões necessárias de segurança das motos”, afirmou ele, que representou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Promovido pelo Ministério das Cidades em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Check-Up de Motos faz parte das ações do ministério na Semana Nacional de Trânsito, que acontece até o próximo dia 25. Também foram entregues, no local, as cartilhas “Motociclistas Conscientes”, com dicas de educação no trânsito.

No discurso, Arcoverde afirmou, ainda, que com o crescente número da frota de motos no país, atualmente quase 20 milhões, ações como essa são fundamentais para preservar vidas no trânsito. Ele lembrou a recente regulamentação do curso de especialização para motofrentistas e mototaxistas, que prevê o aumento das medidas de proteção e dicas em vias de circulação. “No curso são abordados temas de fundamental importância para a segurança no trânsito”, disse.

Por fim, o diretor do Denatran reforçou a importância do check-up de motos e explicou que o bom estado de conservação dos itens de segurança está diretamente ligado a diminuição de acidentes. “Peço que aproveitem esse evento para absorver o maior número de informações possíveis e depois disso possam exercer o papel ativo na educação no trânsito”, observou.

O presidente da (Abraciclo), Marcos Zaven Fernanian, explicou que a moto é considerada o mais importante componente da estrutura de transporte no país. “É o principal veículo de inclusão social, mais acessível e de manutenção econômica. As motos são consideradas adequadas a quem busca sua primeira oportunidade de locomoção própria, em localidades em que isso é imprescindível”, explanou.

Os motociclistas que visitarem a 16ª edição Check-Up de Motos terão 21 itens do seu veículo analisados, como a parte elétrica, níveis de folga nos pedais, e desgaste dos pneus, que passarão pelo crivo de especialistas. Enquanto é feita a revisão, os motociclistas assistem a vídeos de educação no trânsito, saboreiam lanches, ganham brindes (troca de óleo e um kit da Abraciclo) e participam de sorteios de capacetes, pneus, kit de transmissão, mochilas, capa de chuva, jaquetas de marca, dentre outros.

Para o visitante não sair apenas com o aprendizado teórico, um simulador coloca o motociclista em situações repentinas no trânsito: uma criança que atravessa a rua em busca de uma bola, um pedestre na faixa, a porta do carro que abre em um momento inapropriado.

Karine Sousa

ASSESSORIA DE COMUNCIAÇÃO SOCIAL DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

 

 

 

Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco H, 5º andar CEP 70070-010 Brasília-DF - denatran@cidades.gov.br