Borda superior compartilhada

 

 

         Menu
    DENATRAN
    LEGISLAÇÃO
    SERVIÇOS ONLINE
    EDUCAÇÃO
    ESTATÍSTICA
    OUTROS
Últimas Notícias

Publicado em 25 de junho de 2012

 

Denatran participa do seminário internacional de segurança da criança nos veículos

      

No dia 26 de junho acontece em Brasília/DF, o Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”, uma iniciativa da Fundación MAPFRE em parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA, o Ministério das Cidades (Denatran) e Detran-DF. O encontro inclui a apresentação da pesquisa “Cadeirinhas de segurança para Crianças: situação na América Latina e Caribe” e ocorrerá no auditório do Ministério das Cidades.

Segundo a pesquisa, o trânsito é responsável pela morte de quase 6,5 mil crianças na América Latina. O Brasil é um dos países avaliados no estudo que mostra, entre os principais destaques, que para cada criança sueca morta em decorrência da ausência de equipamentos de segurança, mais de 155 morrem no trânsito das cidades brasileiras.

Com o objetivo de disponibilizar conteúdo às autoridades para formulação de políticas públicas adequadas, o evento prevê o debate sobre a pesquisa a partir da perspectiva brasileira e sobre como as cidades podem melhorar seus índices de utilização das cadeirinhas. Além da apresentação da pesquisa, haverá demonstração no local dos efeitos de uma colisão para a criança no caso de uso ou não do dispositivo de retenção (cadeirinha) por meio de um equipamento que simulará um impacto a 20 km/h.

A pesquisa será apresentada por Julio Laria del Vas, Diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE-Espanha, com comentários de Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG CRIANÇA SEGURA, de Celso Arruda, Coordenador do Projeto Criança e Segurança da UNICAMP e Nelson de Freitas Leite Junior, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do DETRAN-DF.

Contexto destes acidentes: o uso do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação é a única forma segura de transporte de crianças em veículos – estes equipamentos podem reduzir o risco de morte em 71% e o de hospitalização em 69%. Em 2010, segundo o Ministério da Saúde, 685 crianças morreram e 3.673 foram internadas vítimas de acidentes como passageiras de veículos. Em um ano de obrigatoriedade, a cadeirinha já reduziu mais de 40% das mortes de crianças com até sete anos em acidentes de carro no Brasil, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

O Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil” ocorre ainda nas cidades de Recife (27), São Paulo (28) e Porto Alegre (29).

 

 

 

 

 

Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco H, 5º andar CEP 70070-010 Brasília-DF - denatran@cidades.gov.br